quarta-feira, abril 21

Sendo iluminista...



Depois de decidir criar o blog, pensei bastante em que linha seguir e é sobre isso que gostaria de dividir com vocês hoje.

Tenho muito gosto por um período da Historia que retrata a passagem de jovens com ideais, onde não importavam se eram nobres ou plebe, ricos ou pobres, o que realmente era significativo para aquele grupo, naquele momento histórico é a utilização dos seus conhecimentos. Grandes pensadores dessa época como Descartes, Newton, Locke, Voltaire, Montesquieu, Rousseau, DAlembert,..., buscavam uma explicação racional para o mundo e lutavam por melhorias das condições existenciais do homem afirmando que a razão guiaria o homem para a sabedoria, conduzindu-o à verdade. Assim, a razão era a fonte de todo o conhecimento. Immanuel Kant, um dos mais conhecidos expoentes do pensamento iluminista, num texto escrito precisamente como resposta à questão "O que é o Iluminismo?", descreveu de maneira lapidar a mencionada atitude:


["O Iluminismo representa a saída dos seres humanos de uma
tutelagem que estes mesmos se impuseram a si. Tutelados são aqueles que se
encontram incapazes de fazer uso da própria razão independentemente da direção
de outrem. É-se culpado da própria tutelagem quando esta resulta não de uma
deficiência do entendimento mas da falta de resolução e coragem para se fazer
uso do entendimento independentemente da direção de outrem. Sapere aude! Tem
coragem para fazer uso da tua própria razão! - esse é o lema do Iluminismo".]



Do século XVIII para a atualidade, em analise, pode-se chegar a conclusão que todo o trabalho em prol da razão com o ideal a extensão dos princípios do conhecimento crítico a todos os campos do mundo humano, que tinham os pensadores iluministas, se tornaria de suma importância hoje a assuntos como por exemplo "Aquecimento Global" ou "Preconceito: social, racial e sexual".

Dialogar sobre esses assuntos e questionar a respeito do que tem feito aqueles que ESCOLHERAM nos representar a favor do bem comum dos brasileiros ou ate mesmo da humanidade é um dever nosso. Saberemos fazer boas escolhas quando exercitarmos o dialogo e interagirmos com o outro, ate porque se somente eu reciclar o meu lixo de maneira egoísta, por reter o conhecimento, não será de grande valia já que os cataclismos não polparão as minhas propriedades ou mesmo a minha vida. Ingenuidade ou ignorância daqueles que pensam dessa maneira.

Os cariocas passaram por isso agora quando egoistamente lutaram pela maior parte da verba do Pré Sal esquecendo que o Brasil é um pais, que precisa crescer por igual para se tornar uma grande potência. Quem os ajudou? Os brasileiros de todos os estados, havendo ate campanha na midia televisiva (Rede Record - "SOS Rio"), não houve nenhum pais doando a quantia de 15 milhões de dólares como o Brasil fez em ajuda ao Haiti.(Mas sobre isso discutiremos mais tarde, com maior intensidade- Preconceito Regional e Qual o limite para ajudar?)

Jovens, estudantes, pensadores, personalidades sabias da vida... vamos nos juntar em busca do culto a razão, para agregarmos valor às questões humanitárias e em prol do CONJUNTO HUMANO, em busca de ser tratado com toda a intensidade que esse termo demonstra.

7 comentários:

Unknown disse...

Lucas, fico feliz que tenhas gostado e, gostei muito daqui também. Achei muito interessante este post, até mesmo por retratar o Iluminismo, que na minha opinião é uma obra incrível. Que fez com que surgissem expressões diferenciais e únicas.
Parabéns pelas palavras impressionantes.
Beijos

Unknown disse...

"Jovens, estudantes, pensadores, personalidades sabias da vida... vamos nos juntar em busca do culto a razão, para agregarmos valor às questões humanitárias e em prol do CONJUNTO HUMANO"

E isso pra ontem c certeza!
Achei interessante o teu post!
abraço!

Anônimo disse...

Nossa muito boa essa sua postagem..E esta no caminho certo,seus pensamentos concerteza iram marcar e fazer historia na vida de cada um que por aqui passar.

Te seguindo no blog...

D Presentes e Festas disse...

O que será das gerações futuras se não lutarmos, e prosseguirmos lutando por dias melhores, homens mais humanos e tolerantes?
Realmente Lucas, é preciso que cada um lute por esse conjunto Humano.

Um grande abraço!!!

Anônimo disse...

Muito bom o texto.
É preciso realmente cuidar do outro, cuidar do mundo....da nossa casa comum !!!!

Nanda disse...

Olá Lucas! Queria primeiro, agradecer pela linda visita e pelas lindas palavras.Adorei te ler dizer que as pessoas naõ são eternas, mas as histórias sim... Obrigada pelo aconchego!
To tbém na torcida pra que os jovens possam cada vez mais usar seus poderes sábios pro bem, pra mudar o que anda de ruim na política, na história, nos rumos.
Vou te seguir! E tbem já to te seguindo no twitter, gdes beijos!

Ramiro Conceição disse...

Saudações poéticas

Dentro do possível, acompanharei o seu Blog. Minha participação será via reflexões(prosa) ou via poesia.